terça-feira, 5 de outubro de 2010

Prêmio Casa Cor Campinas 2010 - Garagem Conceito

Arquiteto Christie Cornélio em parceria com a Cobrire Construções Rústicas


A Garagem Conceito, que ganhou o principal prêmio da Casa Cor Campinas 2010, é inspirada em um loft. O espaço integra vários ambientes: desde o local para guardar o carro até uma mesa para receber os amigos para um jantar.

Christie Cornelio fez um projeto minimalista para a Casa Cor Campinas deste ano. O espaço Garagem Conceito propõe despertar os sentidos dos visitantes. O sistema wood frame (paredes compostas por madeira de reflorestamento instaladas de acordo com a técnica alemã de construção), os móveis com abertura motorizada, uma central de automação que manipula a iluminação e os aparelhos eletrônicos são os grandes diferenciais do ambiente onde o branco predomina. A cobertura de vidro sobre o spa permite iluminação zenital durante todo o dia, enquanto grandes aberturas favorecem ainda mais a relação dos ambientes internos com o exterior.








segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CasaCor Campinas 2010. A sustentabilidade é o tema central nas construções da mostra desse ano.


São 51 ambientes decorados por arquitetos e paisagistas que trazem para o público as novidades do setor. O tema central da mostra é a sustentabilidade em todos os ambientes.

Os últimos detalhes já estão sendo preparados pela organização. O repórter Heitor Freddo conversou com a presidente da Casa Cor, que tem a expectativa de atrair para o evento nesse ano 45 mil pessoas.

A Casa Cor 2010 acontece em Campinas de 03 de setembro até o dia 12 de outubro, no Hotel The Royal Palm Plaza. Para outras informações sobre o evento: www.casacor.com.br/campinas.

domingo, 3 de outubro de 2010

Cobrire presente na ExpoFlora 2010 - ambiente Jardim de Dois



Projetado pela arquiteta e paisagista Celeste Moraes, o Jardim de Dois foi pensado para um casal. Nesse canto do ambiente, ela usa duas chaises com corpo de fibra e assento e encosto estofadas e almofadas coloridas de algodão. No fundo, a parede de taipa sustenta um pergolado de eucalipto (da Cobrire Construções Rústicas - www.cobrire.com.br) que pode servir de apoio para diversas espécies de trepadeiras e criar sombra.




Na segunda parte do ambiente Jardim de Dois, projetado pela arquiteta e paisagista Celeste Moraes, alguns vasos de cerâmica comportam a espécie Buxinhos (Buxus sempervirens) e Echeverias (Echeveria sp)




Vista geral do ambiente Jardim de Dois, projetado pela arquiteta e paisagista Celeste Moraes. O ambiente também conta com dois vasos que funcionam como fonte e usa piso drenante, feito com fibras naturais, agregados minerais e é coberto com uma camada de areia.






CONCEITO DO PROJETO

Ao passar a concepção contemporânea de jardim, pelo tema ecologia – o mote do momento – e sob a perspectiva da preocupação com o nosso planeta Jardim de dois foi concebido de forma sustentavel. Toda a parte civil é ecologicamente correta. Ganha-se assim um ambiente mais saudável e equilibrado instigando nossos sentidos. Ao passear pelo jardim temos sensações de bem estar criando varias situações onde conseguimos fugir do cotidiano turbulento do dia dia. O barulho da água se integra com outros elementos da natureza a terra e a madeira tranqüiliza nossa mente encontrando emoções e deixando nosso corpo se embalar neste clima de sossego e imensa paz completada pela brisa e aroma que a vegetação nos traz.


DESCRIÇÃO DO PROJETO

A arquiteta e paisagista Celeste Moraes criou um jardim que ela classifica como “um refugio que integra o conceito de bem estar do individuo com o bem estar do planeta” para um casal sem filhos. No local, eles podem descansar, namorar, ler um bom livro, tomar um bom chá e, até, meditar tranqüilos

Para o descanso, Celeste procurou um espaço de sobra onde colocou duas cheises de fibra forrada de almofadas coloridas em tecido de algodão floral. Entre dois fícus que já existiam no local, ela construiu uma parede de taipa (sistema construtivo sustentável) que suporta um pergolado de eucalipto (madeira de reflorestamento), sempre útil para se colocar plantas pendentes e uma fonte para buscar maior equilíbrio com a natureza em conjunto com a terra e madeira. Em seu jardim monocromático vasos ceramicos acomodam os super esculturais e charmosos buxinhos (Buxus sempervirens) e as delicadas echeverias. No ambiente ainda podem ser apreciados o aspargo real, avencas, além dos philodendros, samabaias e phoenix que combinam com a decoração.

A cobertura do pergolado é vazada para proporcionar uma iluminação indireta, criando um clima intimista para as refeições que podem ser feitas em uma mesa baixa de tronco de madeira (madeira de manejo sustentável), rodeada de com duas poltronas de fibra

Um painel verde vanguardista cobre praticamente todo o muro para permitir o conforto térmico, uma leitura uniforme entre piso e parede. Nos locais que necessitavam de piso, a opção foi pelo piso drenante 60 x 60 que é composto por fibras naturais e agregados minerais. A areia entra por fim como forração limpa e drenante que não requer manutenção.


ESPECIFICAÇÕES

Arquitetura paisagística sustentável

Menor impacto ao meio ambiente

1- Sistema construtivo sustentável - Muro de taipa de pilão

2- Uso consciente de madeira - Eucalipto do pergolado madeira de reflorestamento e moveis de madeira de manejo sustentável

3- Permeabilidade do solo – piso drenante composto por cimento reciclado, fibras naturais e agregados minerais.

4- Uso racional de energia – utilização de lâmpadas de led

5- Conforto térmico – parede verde

6- Qualidade da atmosfera interior – tinta natural com terra crua

Importante - AMBIENTE CARBONO ZERO

Todos os gases que foram emitidos na atmosfera durante a execução do ambiente foram neutralizados com o plantio de 11 árvores nativas em áreas públicas de preservação permanente (APPs).